segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ITABERÁ,CONHEÇA ESTA PEDRA BRILHANTE

ITABERÁ,CONHEÇA ESTA PEDRA BRILHANTE será a frase utilizada pela Secretaria Municipal de Educação e Turismo para divulgar e promover a cidade na Região Turística do Estado denominada "Verde Sudoeste Paulista"

História do município



Foto: Roney Domingos/ G1
Igreja Nossa Senhora Conceição

A origem de Itaberá está intimamente ligada à decadência da mineração do ouro ocorrida na segunda metade do século XVII, provocando grande impacto na economia do país. Essa situação ainda foi agravada pela crise da cultura da cana e da indústria açucareira, e os proprietários de terra iniciaram um período de êxodos interestaduais.
Dessa forma, José Rodrigues Simões, Francisco Antônio da Silva e Antônio Joaquim Diniz partiram de Minas Gerais em direção às terras onde fundariam, por volta de 1862, a primitiva povoação de Lavrinhas. Pouco tempo depois, ao fazerem uma doação de terras para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição das Dores, constituíram o povoado de Nossa Senhora da Conceição de Lavrinhas.
Em 9 de março de 1871, foi elevado a freguesia na vila de São João Batista do Rio Verde, atual município de Itaporanga. Mais tarde, em 20 de abril de 1873, foi transferida para a vila de Faxina, atual município de Itapeva. Adquiriu autonomia, tornando-se vila, em 8 de abril de 1891, mas só veio receber sua atual denominação, que, em tupi, significa “pedra que brilha”, em 20 de dezembro de 1905. 


Localiza-se a uma latitude 23º51'43" sul e a uma longitude 49º08'14" oeste, estando a uma altitude de 651 metros. Sua população estimada em 2012 é de 17.861 habitantes.

Nenhum comentário: