segunda-feira, 2 de maio de 2016

ITABERÁ 125 ANOS










SEMANA CULTURAL E ESPORTIVA
 21 A 25 DE ABRIL DE 2016
 “125 ANOS DE ITABERÁ”

Nosso querido município de Itaberá nesse último dia 25/04 completou 125 anos, e essa data foi comemorada com uma semana cheia de atividades diversificadas para seus munícipes.  
A Semana Cultural e Esportiva foi realizada pela Prefeitura Municipal e organizada pela Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo com apoio das Entidades e Paróquia Nossa Senhora da Conceição . 

A semana teve inicio no dia 21, às 9 horas com o Desafio Esportivo entre municípios.

Primeiro tivemos as disputas do Judô, Itaberá x Itaí. Foram disputadas cinco lutas, e a vitória ficou para o município de Itaí com três lutas.

Seguindo assim tivemos o Futsal sub 12 e Futsal sub 19, disputa também realizada entre os municípios de Itaberá x Itaí(DME/CMDCA/ FUTSAL).
Na disputa do sub 12, o resultado foi Itaí 6 x 2 Itaberá. Já no sub 19 nosso município venceu, com o resultado de Itaberá 4 x 3 Itaí.

Dando continuidade nas disputas tivemos o Basquete, com o desafio entre Itaberá x Itararé. Numa disputa acirrada, a cidade de Itararé venceu por 50 a 44.   
Agradecemos a disponibilidade dos árbitros que nos ajudaram nos jogos David, Edison e Wandrei, no futsal e Edson no Basquete.

À noite pudemos prestigiar a Banda Sinfônica tocando no Centro de Evangelização João Paulo II, uma das mais lindas apresentações do nosso evento.
O prato do dia foi Árabe, com esfihas abertas e fechadas, charutos, lanches sírios e kibes, feitos pela equipe IFAC.

No dia 22, tivemos a apresentação do Nelsinho Itaberá, seu repertório foi muito rico e variado, com músicas populares e outras de sua própria autoria. Parte do seu show é narrado sobre sua infância e adolescência em nossa terra, e assim ele vai introduzindo algumas músicas.
O prato do dia foi Americano, com sanduíches variados e batatas fritas, feitos pela equipe do GAM.


Dando segmento aos eventos, logo na manhã do dia 23, tivemos a Corrida de Pedestre e a Corrida Ciclística, realizadas no Residencial Canadá. Houve uma grande participação de atletas do nosso município e também muitos atletas da nossa região.
A Corrida de Pedestre foi divida em três etapas, feminino, masculino municipal e masculino regional.
Os atletas campeões foram:
Feminino:
 1º lugar: Arline Aparecida Martins
2º lugar: Claudinéia Aparecida Santos
 3º lugar: Elaine Cristina de Oliveira.
Todas as atletas são do nosso município.
Masculino regional: 1º lugar: Magno José Trindade (Paranapanema)
2º lugar: Aparecido Gonçalves Fonseca (Tejupá)
3º lugar: Edson Felipe Gomes (Itapeva).
Masculino municipal: 1º lugar: Edson Roberto Pedroso
2° lugar: Giovane de Souza
3º lugar: José Camilo de Macedo.

A Corrida Ciclística teve a participação total de 16 ciclistas, que completaram um percurso de 18 km. Os atletas campeões foram:
1° lugar: Marcelo Costa Camargo (Itaberá)
2° lugar: Fran Oliveira (Itapeva)
3º lugar: André Luiz Raimundo (Itapeva).

Às 14 horas a equipe do Alto Giro começou sua apresentação, as ruas e avenidas foram fechadas por munícipes apaixonados por motos e esportes radicais.
Ainda durante a tarde tivemos a apresentação do grupo de Capoeira “Cordão de Ouro”, mostrando a todos o trabalho desenvolvido por eles. A apresentação reuniu muitas crianças e seus pais, demonstrando o grande interesse de todos pelo esporte, e principalmente pela Capoeira.
No salão da Igreja a Orquestra de Viola abrilhantou a noite, os violeiros têm as mais variadas idades, mas todos têm algo em comum, o amor pela música caipira. Uma grande platéia foi prestigiar esses músicos que fizeram um verdadeiro show.
O prato do dia foi Italiano, com macarrão a bolonhesa ou alho e óleo, lasanha e salada de macarrão, feitos pela equipe da Igreja Matriz.
Pra encerrar as festividades desse dia, tivemos o Baile de Aniversário da Cidade, realizado no Ginásio de Esporte Alceu Lopes. O baile foi animado pela banda Fruto Proibido, que fez com que todos dançassem a noite toda. Uma noite de grande sucesso para seus realizadores.

Dia 24 foi o dia da nossa tradicional Cavalgada, muito bem organizada contou com a presença de aproximadamente 400 cavaleiros. Em agradecimento a participação de cada comitiva foram entregues troféus a cada cavaleiro, os troféus foram entregues pelas autoridades do nosso município. Sendo primeiro entregue ao senhor João Branco, em homenagem a sua história vinculada ao nosso município.

Agradecemos a colaboração do Airton, Almir, Ricardinho, Preto Cambará e Junior Popinha que prontamente se dispuseram no auxilio da organização da cavalgada.
A noite foi cheia de apresentações com os jovens participantes do Domingão Cultural, e também com a dupla Deny e Dárcio que fizeram um tributo ao José Rico.

O prato do dia foi comida japonêsa, com yakissoba e temaki, feitos pela equipe da  AVIC.
Encerrando a Semana Cultural e Esportiva, tivemos nossa Alvorada, uma belíssima apresentação da nossa Banda Municipal, que teve início às 4 horas da manhã partindo da Escola Leôncio Pimentel, seguindo para os bairros Dom Silvio, Jardim Espanha - São Pedro, Santa Inês, Santa Maria, Jd. Carolina, Vila Cruzeiro - Esperança, Jardim Rossi, Vila Bandeirantes, Barra Funda-Câmara Municipal e encerrando suas apresentações na Praça central. A alvorada seguiu contagiando o coração da população, a banda tocou as músicas mais lindas de seu repertório, e claro o Hino de Itaberá e também o tradicional Parabéns a você. 
A população que saiu de sua casa para assistir, não conteve a emoção. 
Ao final da noite, tivemos apresentação do Grupo de Pagode que animou as pessoas presentes, com suas músicas conhecidas. Também tivemos a apresentação do Projeto Guri, com um coral de 40 crianças, todas inscritas nesse projeto tão grande.
 O prato do dia foi carne com batata - tipo escondidinho de frango ou calabresa, feitos pela equipe da Banda Sinfônica.
Os organizadores agradecem todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente com mais este evento em nosso município.


Nenhum comentário: