segunda-feira, 22 de maio de 2017

XXII TROPEADA ITARARÉ-SOROCABA PASSOU POR ITABERÁ

Cavalgada revive trecho paulista do antigo caminho das tropas

A 12ª edição da Tropeada Itararé (SP) à Sorocaba (SP) que acontece entre os dias 19 e 28 de maio saiu de Itararé na manhã de sexta 19-05 e chegou a Itaberá (Agrovila III) na tarde do mesmo dia, onde os participantes foram recepcionados no Centro Educacional Infantil Agrovila III com um jantar oferecido pela Prefeitura Municipal, Comunidade local e o representante itaberaense Valdeci Freitas, os tropeiros pernoitaram no local, tomaram café da manhã e seguiram viagem na manhã do dia 20-05 rumo a Itapeva, Taquarivaí, Buri, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Pilar do Sul, Piedade, Votorantim e Sorocaba. Serão 444 quilômetros, num percurso de 10 dias, sendo que no 11º dia (28), os tropeiros e muladeiros, charreteiros e cavaleiros se encontrarão para participar do Desfile de Encerramento da 50ª Semana do Tropeiro de Sorocaba.
O evento revive o trecho paulista do antigo Caminho das Tropas que foi traçado pelos desbravadores tropeiros que saíam de Viamão (RS) até a feira de Muares em Sorocaba no século XVIII. Esse caminho ligou o sudeste ao sul do Brasil trazendo desenvolvimento e a consequente criação de vários municípios.
A passagem do evento no Bairro Agrovila III em Itaberá é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, CEIM Agrovila III Comunidade local e do representante itaberaense Valdeci Freitas.

(Fotos: Turismo Itararé)

Nenhum comentário: