TURISMO

ITABERÁ,CONHEÇA ESSA PEDRA BRILHANTE

Caminho para Cascata Toriba
Cascata Toriba
A Secretaria Municipal de Educação,Cultura,Esporte e Turismo está divulgando mais imagens de pontos turísticos do município dando continuidade ao projeto "Itaberá,conheça essa Pedra Brilhante".Confira imagens da região do Distrito Toriba do Sul:


Cascata Toriba
Cascata Toriba
Cascata Toriba


Igreja Nossa Senhora Conceição

ITABERÁ,CONHEÇA ESSA PEDRA BRILHANTE

Cachoeira Pedrão -Faz.Ribeirão Bonito
Cachoeira Pedrão -Faz.Ribeirão Bonito
A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E TURISMO DIVULGA MAIS FOTOS DO MUNICÍPIO DANDO CONTINUIDADE AO PROJETO "ITABERÁ,CONHEÇA ESSA PEDRA BRILHANTE"
cascata agrovila III

Cascata Agrovila III-Rio Pirituba
Subestação Furnas
Igreja Engº Maia

ITABERÁ,CONHEÇA ESSA PEDRA BRILHANTE

Rio Taquari
Bairro Quarentei


Subestação Furnas
MIRANTE MANGUEIRO GRANDE

Evento cultural na Praça



A Secretaria de Educação,Cultura,Esporte e Turismo divulgou novas imagens do municipio para propagar o projeto Itaberá,conheça essa 'Pedra Brilhante'

ITABERÁ,CONHEÇA ESSA PEDRA BRILHANTE


Prainha do Salto
Curva Rio Taquari
Cachoeira Salto
Chácara Sossego Mangueiro Grande



 A Secretaria Municipal de Educação,Cultura,Esporte e Turismo está divulgando o projeto "Itaberá,conheça essa Pedra Brilhante" divulgando imagens do município nos principais eventos da cidade, confira novas imagens.


FERIADO 02/11 ATRAIU MUITA GENTE A VILA BANDEIRANTES EM ITABERÁ

O último feriado  02/11 atraiu muitas pessoas a Vila Bandeirantes em Itaberá,desde o inicio do dia,com a realização da Santa Missa no Cemitério da cidade, houve grande concentração de pessoas na Praça Independência que contava com muitas barracas de flores e outros produtos.A Secretaria de Educação,Cultura,Esporte e Turismo também colocou os participantes da Feirinha da Lua que divulgaram seus produtos e o projeto "Itaberá,conheça essa Pedra Brilhante'




Começou na manhã desta sexta-feira (17) a 8ª edição da Tropeada Paulista. Aproximadamente 150 cavaleiros e muladeiros começaram o trajeto que iniciou em Itararé (SP) e terá como objetivo final a cidade de Sorocaba (SP) no próximo sábado (25).
De acordo com a organização do evento, são esperadas até o fim do trajeto mais de 700 pessoas. A comitiva saiu da cidade de origem por volta das 11h de sexta 17/05 e  fez a primeira pausa á noite na Agrovila III, em Itaberá (SP),onde saborearam um belo jantar oferecido pela Prefeitura Municipal,através da Secretaria de Educação e Turismo do municipio.


Em entrevista ao G1 Itapetininga, um dos organizadores do evento, Orailson Pereira, afirmou que o principal objetivo da caminhada é relembrar e resgatar a história dos tropeiros que desbravavam a região no passado. “O trajeto escolhido é exatamente o caminho que os tropeiros percorriam no sudoeste paulista”, diz.
Neste sábado (18), a comitiva deve passar pela cidade de Itapeva (SP). Ao todo, serão percorridos aproximadamente 360 quilômetros até o destino final, onde começará a comemoração da 46ª semana do Tropeiro de Sorocaba.
Confira o trajeto da 8ª Tropeada Paulista de Itararé a Sorocaba (De 17 a 25 de maio):
17/05 - Sexta-Feira
Centro de Eventos em Itararé - Partida da 8ª Tropeada Paulista de Itararé a Sorocaba
Pouso na Agrivila III em Itaberá-SP
18/05 - Sábado
Pouso em Itapeva-SP - Pista de Laço no “Seco” Rancho dos Cavaleiros e Muladeiros.
19/05 - Domingo
Pouso e Almoço em Taquarivaí-SP
20/05 – Segunda-Feira
Passagem por Buri-SP
Pouso no Bairro Bom Retiro em Itapetininga-SP
21/05 - Terça-Feira
Descanso da Tropa no Recinto da Expoagro em Itapetininga-SP
22/05 - Quarta-Feira – DIA ESTADUAL DO TROPEIRO
Em Itapetininga
23/05 - Quinta-Feira
Almoço no Recinto de Festas em Alambari-SP
Pouso no Centro de Tradições Tropeira em Tatuí-SP
(encontro das comitivas da região de Botucatu-SP)
24/05 - Sexta-Feira
Almoço em Boituva-SP (encontro das comitivas da região de Piracicaba-SP)
Pouso na Floresta Nacional de Ipanema em Iperó SP
25/05 - Sábado
Passagem por Araçoiaba da Serra-SP
Chegada da 8ª Tropeada Paulista em Sorocaba, no Largo do Divino.
Fonte:reportagem; G1.globo.com/Itapetininga


HOJE TEREMOS A TROPEADA EM ITABERÁ NA AGROVILA III - COPAVA



 
Nesta sexta feira  17/05/2013, passará por Itaberá via Agrovila III ( Barracão da COPAVA) os cavaleiros da tradicional Tropeada Itararé/Sorocaba, o evento que está em sua 8ª edição e percorrerá cerca de 400 km à cavalo de Itararé a Sorocaba relembrando o caminho realizado pelos antigos tropeiros, ao final da tarde do dia 17/05 os cavaleiros serão recepcionados por autoridades do Município, onde jantarão, ouvirão musicas típicas e descansarão. Serão dez dias de aventura e emoção num caminho repleto de campos e florestas onde a saga tropeira fincou raízes na região. Este eventos faz parte do calendário Estadual para divulgação da historía do tropeiro em nosso Estado. Contamos com sua presença.

CAVALGADA DA FESTA DO PEÃO DE ITABERÁ 2013





Não poderíamos deixar de comentarmos em nossa pagina a Cavalgada que ocorreu no dia 05/05/2013 na manhã de domingo, a qual estava belíssimo, o desfile contou com carros de boi , onde cavaleiro ,amazonas  e cavalo estavam em perfeita harmonia, o eventos estava animado, a população itaberense acompanhou todo o desfile do incio até o final , parabenizamos a toda equipe da Associação "Os Pioneiros" pela iniciativa e ao senhor Prefeito e seus colaboradores pelo o apoio.



VEM AÍ A XVII FESTA DE PEÃO DO ITABERÁ

OS PIONEIROSAmanhã 02/05 terá inicio a XVII Festa do Peão de Itaberá,o evento de acontecerá do dia 02 ao dia 05 de maio será promovido pelo grupo "Os Pioneiros".Confira a programação no endereço:http://festadopeaodeitabera.com.br







ITABERÁ 122 ANOS


A Secretaria Municipal de Educação,Cultura,Esporte e Turismo vai promover alguns eventos comemorativos aos 122 anos de Itaberá.Na manhã de quinta 25/04 a tradicional Alvorada nos despertará as 5:00 h da manhã com a Banda Municipal saindo da Escola Leoncio Pimentel,percorrendo vários pontos da cidade e encerrando sua apresentação na Escola Gabriel.No mesmo dia as 10:00 h haverá o 1º Torneio de Luta de Braço da cidade na Praça da Matriz e a noite,após a santa missa,acontecerá a II Feira da Lua com barracas de artesanato e produtos locais e participação musical do Projeto Domingão Cultural.
Na sexta 26/04 à noite (19:00 h),teremos um Encontro Musical das Igrejas e repetição da Feira da Lua,já no dia 27/04 às 09:00 h - Corrida Pedestre,a tarde a bola vai subir no ginásio Zincão -15:00 h- Itaberá x Sorocaba,jogo válido pela Liga Estadual de Basquete ,e no Domingo 28/04 a bola vai rolar no campo do Bairro Cambará na partida comemorativa entre Seleção Master Itaberá x Seleção de ex-atletas profissionais.Venha prestigiar esses eventos.

ITABERÁ,CONHEÇA ESSA PEDRA BRILHANTE


Dando continuidade ao projeto "Itaberá,conheça essa Pedra Brilhante",a Secretaria Municipal de Educação e Cultura coletou algumas fotos da cascata dos Netos,localizada nas proximidades do Bairro Tomé (Bairro dos Netos).

CALOR INTENSO EM ITABERÁ

Com as altas temperaturas que tem feito nos últimos dias na cidade, a Piscina Pública Municipal tem recebido maior número de usuários, que aproveitam o forte calor se refrescando nas águas dessa praça 



CHUVAS CAUSAM DANOS A ITABERÁ

A forte chuva que caiu ontem à tarde em Itaberá causou danos à cidade,muitas árvores foram arrancadas com a força do vento,assim como várias casas foram destelhadas.



ITABERÁ,CONHEÇA ESTA PEDRA BRILHANTE

Nesse período de férias é comum a presença de visitantes em nossa cidade,percebemos que muitos itaberaenses que não residem mais aqui ou de pessoas ligadas aos nossos munícipes estão apreciando a calmaria e tranquilidade da cidade e desfrutando da boa hospitalidade de nossos cidadãos.Sejam bem-vindos.

Trilha Reserva Florestal
Prédio da Escola Gabriel
Região Central vista da V.Bandeirante
Centro comercial


 


















 

NATAL DE LUZ ILUMINA A PRAÇA CENTRAL

A Associação Comercial de Itaberá está realizando de 20 a 22 de Dezembro na Praça Central o tradicional Natal Luz com diversas apresentações culturais,barracas e recreação para as crianças,além disso a Praça será decorada com luzes que contagiarão o clima de Natal.Venha prestigi

ITABERAENSES CONTARÃO COM NOVA ÁREA ESPORTIVA

Os funcionários da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Itaberá já estão finalizando a colocação dos aparelhos esportivos da "Praça do Idoso" Projeto da Secretaria do Fundo Social e Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Assistencia Social que visa proporcionar atividade física e lazer aos cidadãos itaberaenses,especialmente os da melhor idade.Os aparelhos de ginástica estão sendo colocados na Pracinha localizada no início da Avenida Serviliano Silva,Jr São Luis-Vila Bandeirantes.


MUITA GENTE PRESTIGIOU A 6ª CAVALGADA DO MST

Ontem 25/11 aconteceu na Sede Regional da COPRI-Agrovila V o encontro da 6ª edição da Cavalgada do MST e comemoração do 14º aniversário da Rádio Camponesa.Os cavaleiros,que sairam de vários bairros e cidades da região,se encontraram na Sede da COAPRI onde almoçaram,participaram de bingo e de apresentações musicais reunind

 

 

ITABERÁ,CONHEÇA ESTA PEDRA BRILHANTE

Reserva à esquerda-cidade à direita
Trilha Reserva Florestal
Prédio da Escola Gabriel
Dando continuidade ao fortalecimento de Itaberá na região Verde Sudoeste Paulista,a Secretaria Municipal de Educação e Turismo do município divulgou novas imagens da cidade.Confira alguns pontos de Itaberá:
Região Central vista da V.Bandeirante
Centro comercial

 

 

VEM AÍ,O II FESTIVAL DE DANÇA ITABERÁ 2012

Trabalhando há 5 anos em Itaberá com aulas de dança, a professora Carol Macedo e a equipe de organização do evento irá realizar no dia 03/11/2012 às 18h00 na Câmara Municipal o 2º Festival de Dança da cidade.
O Festival contará com a presença de vários grupos de dança de Itaberá e região e conta com um time de organizadores que vem se dedicando bastante: Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Grupo Totus Tuus e Oficina Art Dance.
Não podemos deixar de mencionar o apoio das patrocinadores que estão apadrinhando os grupos de dança que participarão do Evento:


 

 

 ITABERÁ,CONHEÇA ESTA PEDRA BRILHANTE

ITABERÁ,CONHEÇA ESTA PEDRA BRILHANTE será a frase utilizada pela Secretaria Municipal de Educação e Turismo para divulgar e promover a cidade na Região Turística do Estado denominada "Verde Sudoeste Paulista"

História do município



Foto: Roney Domingos/ G1
Igreja Nossa Senhora Conceição

A origem de Itaberá está intimamente ligada à decadência da mineração do ouro ocorrida na segunda metade do século XVII, provocando grande impacto na economia do país. Essa situação ainda foi agravada pela crise da cultura da cana e da indústria açucareira, e os proprietários de terra iniciaram um período de êxodos interestaduais.
Dessa forma, José Rodrigues Simões, Francisco Antônio da Silva e Antônio Joaquim Diniz partiram de Minas Gerais em direção às terras onde fundariam, por volta de 1862, a primitiva povoação de Lavrinhas. Pouco tempo depois, ao fazerem uma doação de terras para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição das Dores, constituíram o povoado de Nossa Senhora da Conceição de Lavrinhas.
Em 9 de março de 1871, foi elevado a freguesia na vila de São João Batista do Rio Verde, atual município de Itaporanga. Mais tarde, em 20 de abril de 1873, foi transferida para a vila de Faxina, atual município de Itapeva. Adquiriu autonomia, tornando-se vila, em 8 de abril de 1891, mas só veio receber sua atual denominação, que, em tupi, significa “pedra que brilha”, em 20 de dezembro de 1905. 


Localiza-se a uma latitude 23º51'43" sul e a uma longitude 49º08'14" oeste, estando a uma altitude de 651 metros. Sua população estimada em 2012 é de 17.861 habitantes.

 

PRIMAVERA COMEÇA COM FRIO EM ITABERÁ


Neste início de Primavera,uma forte frente fria derrubou as temperaturas no Sul e Sudeste brasileiro,sendo que na manhã de hoje 26/09,o frio que causou neve em Santa Catarina,chegou em menor escala no Paraná e em São Paulo despencando os termômetros.Em Itaberá,o dia amanheceu gelado com temperatura abaixo dos 8 º C.





TROPEADA ITARARÉ - SOROCABA FARÁ PARTE DO CALENDÁRIO TURÍSTICO DO ESTADO

Tropeiros em Itaberá 2012


A Tradicional tropeada Itararé - Sorocaba,que incluí Itaberá no percurso,fará parte do Calendário Oficial de Turismo do Estado de São Paulo,conforme Lei 14.885/2012. 

LEI Nº 14.855, DE 17 DE SETEMBRO DE 2012

(Projeto de lei nº 260/12, do Deputado João Caramez - PSDB)

Inclui evento no Calendário Turístico do Estado

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º - Fica incluída no Calendário Turístico do Estado a Tropeada Paulista de Itararé a Sorocaba, que se realiza, anualmente, na segunda quinzena do mês de maio, na região sudoeste paulista.
Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 17 de setembro de 2012.
GERALDO ALCKMIN
Cláudio Valverde Santos
Secretário Adjunto respondendo pelo expediente da Secretaria de Turismo
Sidney Estanislau Beraldo
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 17 de setembro de 2012.




ITABERÁ FAZ PARTE DO VERDE SUDOESTE PAULISTA


O Estado de São Paulo está ordenado em 34 regiões turísticas que se encaixam dentro de 14 macrorregiões. Tal divisão foi feita por dirigentes municipais (conselhos, prefeituras, coordenadorias e secretarias). Levou-se em consideração a proximidade geográfica e a afinidade entre produtos turísticos, como história e atrativos. Esta forma de organizar o Estado foi criada para facilitar a aplicação e o desenvolvimento de programas e projetos.O município de Itaberá pertence a região: Verde Sudoeste Paulista que conta com belas paisagens da Mata Atlântica e do cerrado, canyons com formações rochosas surpreendentes, inscrições rupestres, represas gigantescas, rios de águas límpidas, exuberantes cachoeiras, clima temperado e uma população culturalmente acolhedora.

Regiões Turísticas

ACOMPANHE IMAGENS DE ITABERÁ ANTIGA E ATUAL

FOTOS ANTIGAS DE ITABERÁ
Casa e Farmácia Dª Josephina Silva Mello
Prédio antigo da Nossa Caixa
Vista Parcial do antigo Jardim
Casa do Fabiano e Carlinda
Centro de Itaberá em 1980
Dsefile de Aniversário de Itaberá comemorando 88 anos












Final da Rua Cel José Pedro com o trevo da Rodovia, com a saída do asilo. Inundação do córrego em 1980


Lobo, Idalina, Carlinda, Carlos, Tico e Clóvis.
Sala de aula
Adauto, Dito Lima, Hélio Ferraz, Joracy e Sebastião
Antenor Portes recepcionando acessor do Presidente da República Jânio Quadros
Antiga Banda
Antiga Cadeia
Antigo Casarão- Família Prestes
Antiga Igreja Matriz
Antiga Praça da Matriz
Clube antigo- Lado direito
Armazém São Francisco- 1945
Armazém São Francisco- 2001
Caminhões carregando tijolos para a construção da Santa Casa
Chico Esteves, Lambança, Sebastião, Adauto, Nenêm e Cidão
Coreto antigo 1978- Lambança, Adauto, Parafuso, Ico, Valcazarra e Rubão.
Coreto antigo- Sinhá, Tecidona, Lili, Zica e Terezinha.
Grande Hotel Internacional
Grande Hotel Internacional 
Ita Som 1970- Reinaldinho, Tico, Vanda, Sebastião Falssarela, Milton Ramos, Anfilófio e Plínio Ramos.
Jardim e Coreto antigo- 1973
Leôncio Pimentel e Zé Português
Loja e Armazém do Sr Adalberto pai da Chuery
Praça da Matriz antiga
Rio Lavrinhas
Santa Casa em construção
Santa Casa em construção 
Terraplanagem-Terreno da Santa Casa-1957
Vista parcial da antiga Praça Amador Pereira de Almeida



FOTOS ATUAIS DE ITABERÁ














RIO VERDE ESTÁ ATRAINDO TURISTAS A ITABERÁ


Com as temperaturas acima da média para esta época do ano e o baixo índice de chuvas,o Rio Verde na divisa Itaberá-Itararé tem atraído turistas no local,já que o nível d'água diminuiu formando belas paisagens de muito verde,água e pedras.





ITABERÁ REGISTRA TEMPERATURA MAIS BAIXA DO ANO


Na manhã de hoje 13/07,a cidade de Itaberá registrou a temperatura mais baixa do ano.Na madrugada os termômetros chegaram a marcar 2,9 º C,já era quase 8:00 h e com o sol escondido,a temperatura ainda marcava 4,7 º C,o frio deve continuar nos próximos dias.Veja imagens da Vila Bandeirantes registradas ao amanhecer.


A TRADICIONAL TROPEADA PASSOU POR ITABERÁ NA SEXTA FEIRA (18/05)

Na última sexta feira (18/05), passou por Itaberá(fazenda gamelão) os cavaleiros da tradicional Tropeada Itararé/Sorocaba, o evento que está em sua 7ª edição e percorrerá cerca de 400 km à cavalo de Itararé a Sorocaba relembrando o caminho realizado pelos antigos tropeiros, no final da tarde, recepcionados por autoridades do Município, os cavaleiros jantaram, ouviram musicas típicas e descansaram. Serão dez dias de aventura e emoção num caminho repleto de campos e florestas onde a saga tropeira fincou raízes na região.



TERÇA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2011


ITABERÁ AMANHECEU COM PAISAGEM DE INVERNO NESTA TERÇA(28/06)



 Na manhã deste terça, a cidade de Itaberá registrou baixas temperaturas criando um clima típico de inverno com geada cobrindo parte da cidade.No início do dia (08:30 h), foram registradas algumas imagens do frio na região da Barra Funda e Vila Bandeirante.




   



DADOS DO MUNICÍPIO

ITABERÁ-SP

ITABERÁ-SP
População 18.158 hab 
 5.818 rural  e  12.340 urbana   



HINO DE ITABERÁ

Entre outeiros surgiu Itaberá
Cercada de meandros azuis
Como centro modesta capela
Como filhos homens varonis
Salve Itaberá a formosa
Berço de um povo grandioso
És meiga és valorosa
Pelas riquezas de seu solo
Itaberá de outrora
Com seus trigais em flor
Foi o alicerce de agora
Desta urbe que tem o nosso amor
Itaberá pedra que brilha
No sudoeste, do nosso Brasil
És forte, és grandiosa, porque brilha
No futuro do mundo estudantil
Em tuas matas canta o sabiá
Ecoando o seu canto no horizonte
Por lar tem os seios dos montes
Por espaço ele tem Itaberá

ITABERÁ NO MAPA
Localização de Itaberá
Localização
Estado:SP
Região:Itapetininga
Mic.Região:Itapeva

Municípios limitrofes:
Cel Macedo-Itaí
Itararé-Itapeva
Itaporanga-Riversul

Km até Capital: 318

Rodovias:
SP 249
SP 267
SP 275

Área:1.082.851 Km²

Hidrografia:
Rio Taquari
Rio Verde

Clima: Subtropical

Altitude : 651 m

IDH: 0,735
Longevidade:0,735
Educação:0,843
Renda:0,628



Nenhum comentário: